top of page

Gatil Oryon D´Felis

exóticos, persas e himalaios

                                           PELAGEM E CUIDADOS

Persa é a raça cuja pelagem alcança maiores volume e comprimento sendo por este motivo considerado um animal de luxo. Sem sombra de dúvida, é a pelagem do persa que confere a ele o status que alcançou no decorrer do tempo e também a que demanda maiores cuidados e atenção. Dificilmente um gato persa consegue manter a pelagem plena, apta a campeonato por todo o ano. As duas trocas sazonais de pelos, ou outras causas de quedas como uso de medicação, estresse ou mudanças de rotina podem fazer com que o persa perca parte da sua belíssima pelagem.  A quantidade de boas marcas de produtos para gromming correu ao auxílio dos criadores no âmbito de facilitar  a higiene e saúde da pele e pelos e existem hoje no mercado diversas marcas específicas para todo tipo de pelagem, algumas inclusive indicadas para determinadas cores.  Pela nossa experiência, constatamos que, embora haja controvérsia em relação ao banho do gato, se aumentarmos a frequência dele para intervalos menores de dez dias, para manutenção, a pelagem realmente fica maior, mais abundante e sedosa DESDE QUE seja usado o produto adequado. Outro aspecto indispensável é a escovação diária. É impossível manter-se o pelo saudável e sem nós sem penteá-los todos os dias.  Os gatis utilizam-se de escovas e pentes especiais, cada qual usado para um fim específico e uma sessão de escovação utiliza-se de vários ´aparatos´ como escovas e pentes diferentes. Em estações mais quentes do ano, é recomendada a tosa afim de colaborar com o conforto térmico do gato, e minimizar a ocorrência de problemas associados ao calor como micoses e outros.

Existem também, além da manutenção diária, cuidados que são usados no preparo do gato antes de campeonatos e sessões de fotografia profissional. O leitor deve estar-se perguntando sobre as diferenças entre as fotos que decidimos mostrar nesta página, e as usadas por alguns gatis que mostram gatos irretocáveis, espetaculares em sua melhor forma! Então é necessário esclarecer que é apenas uma questão de opção. Nós optamos por mostrar gatos persas que, apesar de possuírem pelagens super longas, apresentam-se em estado natural, sem preparo algum ou modificação para campeonatos. São fotos que fomos tirando na nossa rotina diária afim de que o leitor possa saber como é o persa em seu estado natural. Em seguida apresentaremos uma página com fotografias de gatos depois do groomming e trimming para que o cliente possa conhecer um pouco do preparo que gatis profissionais e de renome investem em seus gatos de competição. Nada impede que um gato seja trimado apenas para ficar mais ´´ redondinho´´ mesmo que não vá competir mas vale lembrar que é um procedimento bastante caro.

O gato himalaio, ou persa ponteado, obedece aos mesmos padrões de cuidado e atenção e nos slides vocês poderão apreciar alguns deles, nascidos em nosso gatil.

Não menos atrativo é o gato exótico ou exotic short hair que, em outras palavras, é o persa de pelagem curta. Mas não se engane! A pelagem do gato exótico é curta, mas formada por pelos infinitamente mais finos que a de outros gatos de pelagem curta, e de uma densidade pilosa muitas vezes maior o que confere maior sedosidade ao toque, mostrando-se incrívelmente fina e macia, quase aveludada, embora muito,muito cheia. Não é raro ocorrência de gatos exóticos que necessitam ser tosados nas estações como o verão, por serem os primeiros a demonstrarem a intolerância ao calor!

Nas três raças, o padrão é sempre arredondado, com todas as formas e proporções o mais redondos possível. A cor deve ser clara, nítida e fácilmente identificada, mesmo em gatos de pelagens que possuam distribuição de cores mais complexa, cada cor deve apresentar-se nítida! 

No caso dos gatos a que chamamos de diluídos (por exemplo o creme e o azul), as tonalidades mais claras são mais apreciadas e para isso existem shampoos com clareadores opticos que dão excelentes resultados.

Nos gatos de pelagem branca e bicolor, costumam aparecer manchas amareladas no rosto, sob os olhos, queixo, perto dos polegares e genitália. Existem produtos no mercado que são usados para remover essas manchas. Aqui, usamos somente em época de exposição pelo receio de que seu uso permanente possa causar algum tipo de dano à pele.

Se você possui algum gato de pelagem longa e tiver dúvidas sobre como melhorar os cuidados para com a pelagem dele..poderá encontrar muito material na internet mas precisará ser cuidadoso ao selecioná-los afim de não transformar seu gato em cobaia. Vale lembrar que infelizmente muitas das informações veiculadas não são verídicas e podem até causar problemas em seu gato. 

Quando decidir adquirir seu gato, sobretudo se for uma das raças citadas aqui, imagine-se na rotina dos cuidados dele e escolha o comprimento da pelagem (raça exótica ou persa/himalaio) e a cor de acordo com o que você estiver disposto a doar do seu tempo e atenção.

Vale lembrar que um gato bem cuidado e castrado, que viva inteiramente em ambiente indoor pode facilmente alcançar 20 anos de idade! 

 

 

Aceitamos Pag Seguro
CONTATOS

 

(051) 3012-0834 a noite ou

(051) 9412-3473 (Claro)

Whatsapp 51 995 833 027 (Vivo)

 

bottom of page