top of page

Existem várias federações internacionais que possuem clubes filiados no Brasil. Embora o padrão possa diferenciar-se de uma para outra, as características mais importantes das raças braquicefálicas são as que descrevemos abaixo. Este é o padrão que os gatis perseguem e, ao contrário do que possa parecer, aos olhos treinados existem diferenças muito sutis que os criadores conseguem enxergar e que fazem toda diferença na criação de um plantel forte e saudável.

a cabeça do gato de raça braquicefálica

Em todas as raças braquicefálicas de gatos, existem padrões que são considerados universais. As raças de falamos são as portadoras de focinhos curtos ou extremados como os persas, os exoticos e os himalaios. O gato padrão show destas raças precisa ostentar olhos redondos, muito grandes e vivos, em cores muito intensas. As cores dos olhos do gato persa são o cobre vivo, quanto forte e penetrante melhor, o azul, cujo tom deve buscar o azul royal ou os raríssimos gatos Odds que possuem um olho cobre e outro azul. No caso de gatos de olhos azuis, quando de pelagem branca, é necessário que garanta-se a ausência de problemas de audição, que são comuns a gatos desta cor. Atualmente são admitidas as 3 cores de olhos para gatos de todas as cores de pelagem. Há ainda os olhos verdes, cujo tom desejado aproxima-se da cor esmeralda,mas que são aceitas somente em gatos de pelagem silver, ou chinchilas. Afim de não haver quebra da qualidade da cor dos olhos, cada gatil possui exemplares de cores compatíveis de ambos os sexos das raças com as quais trabalha. Em todos os casos, as orelhas precisam ser pequenas, arredondadas e bem separadas, o crânio liso e sem caroços, o rosto simétrico, o stop deve ser à altura dos olhos, o nariz nem muito proeminente nem muito profundo, que permita ao gato a respiração sem ruídos e sem dificuldades, e a boca com dentição ou oclusão perfeita, sem desvios de mordedura.

a pelagem listrada ou tabby
 a estrutura do gato braquicefálico

Como descrevemos, as raças braquicefálicas, embora possuam características que as definam como distribuição de cores e cor de olhos, possuem entre si formatos padrão desejáveis. De modo geral são desejáveis gatos de cabeças grandes e pesadas, pescoços curtos e fortes, ombros largos, pernas e patas robustas e curtas, patas redondas, caudas curtas , fortes e peludas, corpo forte e robusto, curto e pesado com estrutura que chamamos de coby.  As mais diversas cores são aceitas nas três raças oficiais braquicefálicas. Se as cores forem sólidas, devem ser vivas e sem máculas. Já as diluídas como o azul e o creme, devem ser suaves, claras e homogêneas. Onde o gato possuir branco, este deve ser imaculado e sem sujidades ou encardidos. A pelagem longa, exigida na raça persa e na raça himalaia, deve ser exuberante, solta, leve e muito macia ao toque, formando jubas ou rufos exuberantes em torno do pescoço, o famoso colar que deve emoldurar harmoniosamente o rosto do gato. A cauda deve ser muito peluda, com fios longos e flexíveis que parecem dançar soltos ao menor movimento. As coxas possuem enorme quantidade de pelos, sobretudo na região posterior forando bombachas, o ventre deve ser preenchido por por uma saia ou babado cheio, muito macio, em casos desejáveis , esse pelo chega a tocar o solo!  Um gato de competição raramente consegue manter a pelagem neste nível de exigência durante todo o ano em função de troca de pelo sazonal, período reprodutivo ou problemas de saúde como a dermatofitose, muito comum nas raças de pelo longo.

o pelo tabby

A pelagem tabby é dominante sobre a lisa ou não tabby e é aceita nas três raças braquicefálicas, mas nos ponteados ou himalaios as marcas ou listras devem estar somente nas áreas pigmentadas ou pontas. De forma geral as listras devem ser bem definidas, muito bem marcadas dando ao gato a aparência do desenho àcima. No caso dos de pelagem longa, essas marcas não são tão nítidas quanto em gatos de pelagem curta mas ainda assim são muito bonitas e conferem beleza muito particular ao gato.

A pelagem tabby é formada da conjunção de pelos com distribuição diferente de pigmento. No desenho acima, da esquerda para direita, vemos pelos pigmentados de gatos com cores sílver, sombreada, smoke e tabby em si. Há algumas diferenças entre as denominações dadas pelas federações internacionais. Estas diferenças, temos a intenção de apresentar, oportunamente com mais detalhes aqui em nosso site.

Aceitamos Pag Seguro
CONTATOS

 

(051) 3012-0834 a noite ou

(051) 9412-3473 (Claro)

Whatsapp 51 995 833 027 (Vivo)

 

bottom of page